quarta-feira, 15 de abril de 2009



E quando o relacionamento acaba????



Todos nós temos experiências com relacionamentos ao longo da vida, porém, muitas vezes, paira a dúvida se devemos continuar investindo ou se é chegado o momento de terminarmos e partimos para novas experiências.
Eu diria que precisamos ter claro o que estamos buscando quando nos aproximamos de outra pessoa, refletindo se entendemos o significado desta escolha, pois estar com o outro é estar consigo mesmo dividindo-se e construindo aspectos em comum que venham agregar bem estar e prazer nas nossas vidas.
Estar com outra pessoa deve nos dar motivação e realização, pois um relacionamento desgastado nos leva a ter um descaso e um cansaço que agride a nós mesmos e ao cônjuge, principalmente quando perdemos o foco na relação. É usual as pessoas começarem a valorizar outros interesses, os quais não incluem a parceria, esquecendo-se do quesito "tempo" que se faz necessário para manter viva a relação que se propuseram a construir.
O passar dos anos muitas vezes faz com que a relação fique empobrecida em seus atributos principais que são criatividade, admiração e respeito.
É saudável ter uma vida com interesses próprios, porém é muito gratificante amar e ser amado, viver o compartilhar de uma vida com alguém que nos faz construir um mundo reconfortante, prazeroso e bem humorado. Ahhhhh! O humor, este sim, é fundamental para uma relação, uma vez que se não rirmos mais juntos, se não vemos graça, se não sorrimos com a boca e com o olhar, aí sim, perdemos o rumo, perdemos o sentido de conviver e, como disse anteriormente, perdemos o foco.
Vou citar aqui uma fala do psiquiatra "Bachir Haidar Jorge", de quem tenho muito carinho, embora tenha nos deixado em novembro passado, mas está sempre presente em suas sábias palavras.

"Poucas pessoas percebem que a maior parte
Das coisas na vida só se consegue através
Da vivência persistente, com dedicação.
Este é o único jeito de incorporar
valores e aptidões.
Vivendo, insistindo, repetindo."

Bem, acredito na construção diária, persistente e consciente, porém, para que isto aconteça, precisamos de algo chamado maturidade.
A maturidade nos leva a compreensão da necessidade de ter "intimidade" para podermos compartilhar, senão se torna impossível fazê-lo.
A intimidade. Este é um capítulo a parte. Precisamos falar sobre este tema algum dia destes.


Por enquanto, pensemos a respeito.

3 comentários:

  1. Olá Dra. Susete!
    Adorei o seu texto! Simples e ao ponto!
    Vem muito ao encontro dos anseios de quem busca um novo amor.
    Dentro de um contexto de desconecção, de final de relacionamento, você deixa claro e evidente, para quem está em busca de uma relação comprometida com o outro,
    os detalhes para os quais devemos estar sempre atentos.
    São os mesmos princípios para começo, meio e fim. Há-se que manter os componentes do entusiasmo da conquista. Sem esses, persistentemente, estamos fadados a ficar sozinhos, imersos na companhia sé de nós mesmos, o que é uma chatice sem fim.
    Não há nada melhor na vida do que se apaixonar e compartilhar com o amado a plenitude do relacionamento!

    "...vivendo e aprendendo a amar..."
    Parabéns com abraços fraternais!
    Ana Antônia Paes Leme - Aníssima

    ResponderExcluir
  2. Aos 44 anos será que me falta maturidade?
    E onde posso ler sobre "INTIMIDADE"?

    ResponderExcluir
  3. Não tem idade para a imaturidade....depende do qto séria nós somos conosco!!!foge dos problemas?aquele famoso ahhh deixo para depois??acredita que o tempo resolverá tdo?e vc ai?aonde se encontra?pegamos tdo com amor seriedade da gente para com a gente,resolvemos???UAUUUU..CRESCEMOS....bjnho.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita...seja sempre benvinda(o.
Tenho como intuito,ajudar pessoas que se enteressam por estes assuntos,e a divulgação do mesmo,que até nos dias de hoje é polêmico.
Quando vamos nos preocupamos com a estética ,cuidamos de nossa aparência física,e esquecemos de cuidar do nosso interior,de estar bem conosco...a beleza vem de dentro da admiração por nós mesmos,a alegria da alma que transborda felicidade e nos torna confiantes em nós,abrindo portas em nossos caminhos.
Acredite!!!!você pode.