quarta-feira, 15 de abril de 2009






"O Don Juan do novo milênio!!!!" identifique-o....
Ainda há sedução ou é somente Sexo.

Que mulher não teve um relacionamento que foi para ela inesquecível e que imprevisivelmente apareceu e desapareceu de sua vida como um passe de mágica?
Que mulher consegue manter-se indiferente diante de um homem encantador? Aquele que aparece nos momentos mais oportunos, quando a mulher está sensível, carente, vulnerável e fragilizada.
Aquele homem tão romântico, sedutor, atencioso, carinhoso, um perfeito "príncipe encantado" que toda mulher sonha montado em seu cavalo branco, exalando ferormônios masculinos que reagem quimicamente com os femininos, embriagam a mente, o corpo, ensurdecendo e emudecendo a mulher com as mais doces palavras.
Ele fala maravilhas, parece que realmente entende a essência de ser mulher, sabe o que ela gosta e anseia. Ela precisa se beliscar, para acreditar que isto esteja acontecendo.
Geralmente, esse príncipe encantado vira sapo, depois da conquista.
É o conhecido Don Juan, aquele personagem que virou uma lenda e aparece em grandes obras literárias. Desde o século XVI, ele vem sendo cultuado como um mito de grande sedução para o público feminino e despedaçador de corações. Ele é caracterizado como um homem romântico, apaixonado, galanteador, narcísico, irresistível, amado e odiado pelas mulheres.
Don Juan é um grande conquistador, utiliza-se de toda sua magia para seduzir a amada, quando consegue fazê-la apaixonar-se por ele, perde totalmente o interesse e a abandona, partindo para outras conquistas sem deixar rastros, ou tornando-se indiferente à sua vitima.
Existem diversas interpretações para compreender o comportamento de um Don Juan, mas nada tão contraditória quanto a visão de uma mulher apaixonada, que numa mistura confusa de pensamentos e sentimentos fortes o vê como um sedutor barato, cruel e mulherengo, ao mesmo tempo apaixonante, sentindo ela própria culpa pelo distanciamento de seu amante.
Na verdade, ele não está preocupado com os sentimentos dos outros, busca satisfazer seu próprio ego, para sentir maior segurança e elevar sua auto-estima. Tem imaturidade emocional, incapaz de assumir compromissos maduros por medo das responsabilidades do casamento, de casa e família.
Ele deve ser apaixonado por todas as mulheres ou não ser apaixonado por nenhuma, eis a questão.
Por mais antiga que seja a lenda do Don Juan, o comportamento e as características desse tipo de sedutor com este envolvimento afetivo parece-nos tão recente e familiar. Todos nós temos uma história de alguém muito próximo que tenha sido vitima de um príncipe que virou sapo, ou que sofra de Donjuanismo.
Uma nova forma de viver e relacionar-se vem sendo praticada por nossos jovens e adultos, tanto homens como mulheres, lembrando muito a mesma compulsão à sedução e à conquista dos mitos de Don Juan.
Atualmente, a falta de compromisso afetivo entre duas pessoas está resumida nas expressões ou gírias populares: "ficar" , "sair", "ser livre", "curtir", "transar". São relacionamentos imaturos, superficiais e rápidos que somente elevam a oportunidade de se colecionar um número cada vez maior de parceiros ou parceiras.
As mulheres também colecionam relacionamentos e se satisfazem com a conquista de homens comprometidos, para tornar sua tarefa de sedução um grande desafio.
Essa é a nova versão dos Don Juans e das Juanitas no novo milênio, um breve relacionamento sem considerar a possibilidade do amor, satisfação rápida sem lugar para compromissos, envolver nesta relação beijos, toques, sexo e a fama de serem os bons de cama.
Outro dia, um paciente me perguntou... como é ser bom de cama e qual a receita de Don Juan para enlouquecer sua parceira. Parece que alguns homens, independentemente da idade, estão pensando que conquistar uma mulher e fazer sexo é ter uma receita mágica muito boa e aplicá-la a qualquer uma para receber o titulo do melhor amante do mundo.
Na Internet e na mídia impressa encontramos várias destas receitas ensinando posições novas para o sexo, uso de técnicas como chupadas e lambidas pelo corpo da mulher, como se ela fosse um picolé a ser degustado. O Don Juan do século XVI não ousaria tanto, nem tinha como meta envolver-se sexualmente.
Parece que o que está faltando é a mesma habilidade de Don Juan para perceber que as mulheres são únicas, complexas e que o sexo também tem seu momento único. Não dá pra acreditar em fórmulas milagrosas e divulgá-las aos amigos. O que uma mulher gosta na sua intimidade, não pode ser generalizado para todas mulheres.
O que podemos notar é que apesar desses jovens dominarem muito bem a arte de conquistar e seduzir o sexo oposto, eles estão muito insatisfeitos, por um lado, estão compulsivamente buscando algo para assegura-lhes auto-confiança, poder e reconhecimento e, por outro lado, as mocinhas estão a espera de um príncipe encantado, o Don Juan.
Esses aspectos tão imaturos do comportamento de ambos interferem em outros aspectos da vida do jovem, como profissional, social e familiar gerando os transtornos de ansiedade e depressão.


Sai dessa!!! ame-se,e encontre alguem que te valorize,que perceba suas qualidades...lembre-se A VIDA TE TRATA COMO VOCÊ SE TRATA!!!!


Pense nisto....


6 comentários:

  1. Oiii...
    Parabéns!
    Esses temas são realmente ótimos!!

    Essas mulheres precisam realmente se dar mais valor. Precisam de uma certa forma aprender a valorizar certos galanteios e elogios e não aceitar certos comentários vulneráveis que nós mulheres escutamos cada vez mais nos dias de hoje.

    Quem não gosta de ter um Dom Juan? Só sendo muito moderninha...hahahah

    Bjs
    Pam

    ResponderExcluir
  2. Prezada Dra. Suzi
    Concordo plenamente com seu artigo. Tenho a ponderar que hoje, com a mudança de papéis homem-mulher, exista mais o Don Juanitismo, fazendo com que mulheres se gabem de suas conquistas. De qualquer forma fruto de medos de compromisso e envolvimento, estamos no tempo em que as pessoas valorizam mais as posições ao posicionamento e mais as relações que o relacionamento.
    É uma pena que o sexo hoje seja finalidade fútil de conquistas inglórias, e não decorrência de sentimento compartilhado.
    Então qual a solução?
    Na minha opinião falta comunicação de intenções quando começamos a nos envolver com alguém.Falta preservação de intimidade e de compromisso de uma maneira geral.
    Sou otimista e espero que as pessoas percebam que o envolvimento sério com uma pessoa especial, lhe dará uma infinidade de alegrias que as conquistas diárias jamais darão!!!
    Parabéns pelo artigo...
    Fausto Couto

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzi
    Parabéns por esse espaço
    tão inteligente
    mas eu mordo os lábios quando
    vejo um homem lindo e sensual em sua página
    Que homem!
    Deve ser um amante...hummmmm
    Mas ele nunca me aceita como amiga,
    ou qualquer coisa que ele quisesse.

    Não é consulta, mas o que seria isso
    essa impatia incontrolável
    Eu o conheço, sei quem ele é, muito embora
    ele nada fala a seu respeito
    Enfim vou vivendo ouvindo
    as lindas músicas e mensagens que ele manda pra você, "fuçando seu orkut"

    Beijinhos
    Não me identifico, por bobeira,lógico que você sabe quem sou eu, mas esse homem
    meche muito comigo
    O que devo fazer, se ele não me aceita como amiga? Só queria me aproximar dele
    Desculpa amiga.

    ResponderExcluir
  4. kkkkk...nossa que curiosa me deixou!!!sem ultrapassar o respeito seja clara com ele,e se mesmo assim ele não quiser papo,não insista...se valorize e procure quem está para vc!!!ok??bjnhos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Fausto a solução é conhercermos nossos valores,e acreditarmos neles,mas hoje quem ensina estes costumes aos jovens?quem ensina que o valer qto pesa não está na grana e sim na bagagem que trás...intelectual,espiritual e moral...as familias acabaram!!!as dedicações se foram na corrida ao "OURO"ganhamos isto que está ai"CORRUPÇÃO" a lei de Jerson...bjnho.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma questão a ser levantada:
    Os conquistadores de carteirinha podem ser homosexuais enrrustidos que precisam conquistar uma mulher ( o que eles realmente não desejam) para manterem sua imagem camuflada perante a família, os amigos etc?
    Essa questão já foi estudada neste sentido?
    Conheci alguns, não posso afirmar que sejam homosexuais, mas deixaram dúvidas, a despeito do bom desempenho hetero.
    Não me senti vítima deles porque guardo alguma bagagem de vivência e não me iludo com esse tipo de "homem" usufruo de todo o processo e, ao final, confirmo minha tese, ou seja, sei o tempo que durará e posso, até, controlar o tempo, bastando que eu o faça acreditar que caí de quatro, momento em que ele tira o time de campo e parte para outra.
    Teria algum livro para indicar em que essa questão fosse estudada?

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita...seja sempre benvinda(o.
Tenho como intuito,ajudar pessoas que se enteressam por estes assuntos,e a divulgação do mesmo,que até nos dias de hoje é polêmico.
Quando vamos nos preocupamos com a estética ,cuidamos de nossa aparência física,e esquecemos de cuidar do nosso interior,de estar bem conosco...a beleza vem de dentro da admiração por nós mesmos,a alegria da alma que transborda felicidade e nos torna confiantes em nós,abrindo portas em nossos caminhos.
Acredite!!!!você pode.