terça-feira, 20 de abril de 2010




Sexualidade

Um relacionamento saudável, "Rico e inteiro", requer coragem para experimentar, Curtir uma superaventura, com direito a várias surpresas pelo caminho, tendo seu amor ao lado.

A não ser que o lugar a ser explorado seja o corpo um do outro. "Centímetro por centímetro".Como os namorados podem ser mais felizes o relacionamento, juntando amor e sexo. Teoricamente, a receita é simples. O modo de fazer, nem sempre.

Nessa expedição corporal não pode faltar certa dose de ousadia para superar trechos inesperados, como medos, preconceitos e recalques. Uma dica: "È preciso fazer o corpo inteiro participar" o sexo não tem a ver só com os órgãos sexuais, mas com o corpo e o mundo em que se vive. Pelo seu conceito, não existe relação sexual se não houver relação pessoal. Se for assim, por onde começar? "Que tal por um dos 500 mil pontos que temos em cerca de 2 metros quadrados de pele, pronto para sentir?".

Além de meio milhão de pontos sensíveis, dos quais "dificilmente alguém conhece 5%", nosso corpo tem ainda uma variedade de movimentos. "Lembre-se do que os seres humanos são capazes de fazer no circo, no esporte, dançando... concluí-se que nenhum animal é tão versátil", compara. Lançar mão dessa vantagem ajuda muito.

Uma sugestão para locar essa versatilidade em pratica pode ser dançar com seu par e acariciá-lo ao mesmo tempo. "Imagine um pouco e comece a derreter".Parece fácil, porém, há o risco de perder o ritmo.Explica-se: "Qual palavra a criança mais ouve na vida? Não e, a cada não, uma paralisia. Ao fazer um movimento, ela escuta, 'não pode' e, mais ainda, se é para mexer lá" Preconceitos

Um relacionamento saudável, "muito amoroso, rico e inteiro", requer esforço, investimento, dedicação. "Sorte de quem tiver coragem de experimentar" Mas como despir-se dos preconceitos?os preconceitos não teriam força se não tivessem um corpo preso atrás. "Existe uma ligação entre as idéias de preconceitos e as atitudes de preconceito. Se você começa a amolecer as atitudes, você assusta a pessoa porque começa a abalar o os preconceitos. Essa é a grande vantagem terapêutica do que estou dizendo. É uma tremenda técnica para diminuir nas pessoas a força dos preconceitos, enraizada nas atitudes rígida nas proibições, do 'isso não pode, não mexe aqui, não faz assim'".
"Filio-me decididamente aos que acreditam que o amor verdadeiro tem de vir de baixo para cima e não o contrário. De baixo para cima que dizer do sexo, profundamente experimentado, do erótico (da pele, do contato físico), dos movimentos (da dança que nos anima), subindo então - e depois - até o cérebro, aquecendo o coração no caminho...". O que nos deixa claro que fazer o corpo todo participar não é já de início "juntar" os órgãos sexuais.

"De certo modo, a idéia é esquecê-los durante um tempo, ver se um conhece o corpo do outro, o que leva a conhecer o próprio corpo. Essa é a chave da felicidade amorosa", indica-se que nosso corpo é estranho para nós mesmos e que, "muito mais reprimido do sexo, é o corpo inteiro". Portanto, "comece devagar" e sinta os benefícios também em outros aspectos da vida. Ao ganhar familiaridade com seu corpo inteiro. "Portanto", "comece devagar" e sinta os benefícios também em outros aspectos da vida. Ao ganhar familiaridade com seu corpo, você adquire melhor postura, por exemplo. "É como fazer uma corrida sempre igual. Não adianta. Pode fazer bem para o aparelho circulatório.

Mas se você faz uma espécie de dança ou essa troca de carícias, com movimentos diversos, ganha muito mais a sensação da riqueza de suas potencialidades", diz. Há muito tempo, diz ele, não se separam mais corpo e espírito. Por que tantas mulheres têm problema para chegar ao orgasmo? Acredita-se que de 40% a 55% das mulheres na conseguem ter orgasmo (anorgasmia). A maior dificuldade vem dos valores da cultura jadaico-cristã: a mulher sempre foi tratada com submissão.

Ao homem são permitidas masturbações, relação sexual, conhecimento do corpo, ficar... Enfim, a sociedade ainda é machista. A mulher tem dificuldade em conhecer o corpo, o que afeta o auto-erotismo e o orgasmo. Havendo conhecimento do corpo, afetividade, cumplicidade com o parceiro, o orgasmo será uma conseqüência. Masturbação é saudável? A masturbação é saudável tanto para homens quanto para mulheres, mesmo quando temos parceiros. Se o número de vezes em que isso ocorre está incomodando, procure um terapeuta sexual. Como devo orientar o adolescente que começa ac ter relações sexuais?

Explique que mesmo sendo importante evitar uma gravidez indesejada, o uso de preservativo é imprescindível para evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a aids. E lembre que para exercer nossa sexualidade, temos de ter responsabilidade. Qual a quantidade ideal de sexo? Não existe uma quantidade ideal, o que existe é uma qualidade sexual boa, proveniente de uma relação prazerosa para ambos. Ela varia para cada casal. Qual o melhor método para evitar a gravidez e não atrapalhar o desejo sexual? Os anticoncepcionais hormonais (pílulas, injeções, transdérmicos e anel vaginal) podem alterar a libido da mulher.

Um método seguro que não altera a libido é o DIU. Os métodos de barreira (preservativo e diafragma) também não alteram a função hormonal feminina, mas são menos eficazes do que a pílula ou o DIU. Beijar é importante? O beijo é o principal "termômetro" o vinculo do casal. MULHERES RECLAMAM MUITO MAIS Sexo. Prática tão antiga quanto envolta em dúvidas.

O que homens e mulheres querem saber sobre sexualidade e do que mais se queixam? As mulheres reclamam muito mais. Primeiro, porque ela fala mais de seus problemas, faz confidências, vai mais ao médico e, não importa a especialidade, conversa com ele. E também por que a abordagem do tema pelos meios de comunicação é mais dirigida a elas, como explica a ginecologista e terapeuta sexual Elenice Costa.

De acordo com a especialista, as queixas femininas mais freqüentes são baixa libido, desacordo de freqüência sexual com o parceiro e não chegar ao orgasmo (anorgasmia). Já as masculinas são dificuldade para ter e manter ereção, ejaculação precoce e baixa libido. Por que se queixam? No caso da mulher, Elenice explica que a baixa libido tem como principal causa a dificuldade de manter a motivação sexual enfrentando jornadas duplas de trabalho, desdobrando-se como profissional, mãe e dona de casa. "Sempre digo em consultório que a mulher não põe em pauta do dia o sexo e o homem não o tira", compara.

Além disso, há "a cobrança estética que distancia a mulher da excitação e do orgasmo, ao ter de ficar escondendo ou preocupando-se com seus quilos a mais". Ainda entre as mulheres, Elenice diz que outro motivo de queixar é o objeto sexual de estímulo, ou seja, o parceiro. "Ele é inadequado, quando, por desconhecimento ou desinteresse, não faz ' a coisa certa'. Aquele que foi escolhido, em um primeiro momento, por ser bom marido, bom pai e oferecer segurança, tempos depois provoca na mulher questionamentos, ela avalia se sua vida sexual é ou não satisfatória".

Segundo a terapeuta, a cobrança do homem recai no desinteresse da parceira. "E isso acaba gerando nela uma necessidade de ter mais vontade, que gera tensão, ansiedade, adrenalina e... baixa libido", diz. Elenice alerta que utilizar a freqüência sexual como termômetro da relação "é uma condição muito negativa para o relaxamento e a fluidez de que o sexo precisa". Ela conta que, no outro extremo, também ouve homens reclamando de se sentirem escravos do dogma machista que impõe bom desempenho sexual sempre. Cita que o conflito de ser monogâmico ou não, os riscos de não ser a tolerância do "sexo morno" em uma relação estável, onde o furor inicial e a paixão já passaram, têm mexido com o desejo deles.

"Aliam-se fortemente a isso os quadros depressivos". Segundo a especialista, "quanto mais homem e mulher souberem um do outro, de seus limites e formas de pensar o sexo, mais vão conseguir dar e receber prazer". A Origem dos problemas Anorgasmia " Os compêndios médicos das décadas de 30 e 40 não mostravam qualquer condição fisiológica e anatômica para levar a mulher a desencadear a sensação orgástica. Hoje, com a medicina comprovando essa possibilidade, o orgasmo feminino passou a ser quase uma obrigação. Mas exige conhecimento do corpo, comunicação com o parceiro, relaxamento, técnica, pressão no lugar certo, na hora certa, do jeito certo, cada um no seu tempo.

Juntos, sempre, só no cinema. Disfunção erétil " As mudanças nos modelos de comportamento e atitudes que a revolução feminina e a vida urbana provocaram tiveram grande impacto sobre os homens. A isso, somam-se as tensões da economia capitalista. Os avanços médicos para esta disfunção tem apresentado bons resultados, principalmente quando as causas são orgânicas ou quando o enfrentamento é do casal . Ejaculação precoce " Nitidamente ligada ao transtorno da ansiedade.

Sua proporção acompanha esta que é uma aflição da modernidade. Também está relacionada à imaturidade e à falta de treinamento para o controle ejaculatório. Apesar de ser muito comum, parece comprometer menos a estima masculina. Busca-se ajuda com menos resistência e o tratamento é muito efetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita...seja sempre benvinda(o.
Tenho como intuito,ajudar pessoas que se enteressam por estes assuntos,e a divulgação do mesmo,que até nos dias de hoje é polêmico.
Quando vamos nos preocupamos com a estética ,cuidamos de nossa aparência física,e esquecemos de cuidar do nosso interior,de estar bem conosco...a beleza vem de dentro da admiração por nós mesmos,a alegria da alma que transborda felicidade e nos torna confiantes em nós,abrindo portas em nossos caminhos.
Acredite!!!!você pode.