sexta-feira, 5 de março de 2010

MATURIDADE EMOCIONAL...


A Lei Da Atração E A Maturidade Emocional

O filme O Segredo conscientizou milhões de pessoas sobre o poder do pensamento e a Lei da Atração. Ficamos sabendo que atraímos aquilo que damos atenção na maior parte do tempo.

Se tivermos pensamentos positivos atrairemos pessoas e circunstâncias positivas em nossas vidas. Se tivermos pensamentos negativos atrairemos pessoas e circunstâncias negativas em nossas vidas.

Mas esse conceito é muito simples. Ele reduz a realização pessoal a pensar positivamente e não explica os processos internos.

Primeiro, há algo muito importante que você deve saber: cerca de 90% dos nossos pensamentos são repetitivos. Em outras palavras, em 90% do tempo você está dando atenção a fatos do passado e colocando energia nisso.

Os outros 10% dos nossos pensamentos — que poderíamos chamar de “pensamentos originais” — são apenas combinações de pensamentos do passado com os nossos desejos, reações ao momento presente e expectativas para o futuro.

O problema é que a grande maioria dos nossos pensamentos, cerca de 90%, desperdiça a nossa energia e no traz sentimentos de dúvida, medo e preocupação.

Ao invés de criar algo novo, vivemos reagindo a pensamentos repetitivos que tiveram origem no passado. Por que isso acontece?

Por que a maioria dos pensamentos é processada no nível inconsciente. Tudo o que aconteceu em sua vida está registrado no nível inconsciente. Você não teria como viver pensando em tudo o que aconteceu em sua vida num único momento. Então, a sua mente, de vez em quando, lhe dá “alfinetadas” para que você evite certas situações e certos tipos de comportamento.

Essas “alfinetadas” geram um mal-estar físico e emocional. Elas são um aviso para que você evite algo que potencialmente pode ser doloroso.

Vou dar um exemplo: Jorge, 25 anos, é um homem profundamente imaturo. Ele vive na casa das tias e, mesmo tendo casa própria, evita ficar sozinho em sua casa. Suas tias lavam sua roupa, preparam sua comida e ainda conseguem emprego para ele quando ele fica desempregado. Por que tanta imaturidade?

Primeiro, vamos olhar para a infância de Jorge. Na sua infância, seu pai não lhe dava atenção nenhuma. Evitava até mesmo pega-lo no colo quando ele era um bebê. Jorge cresceu, por causa disso, profundamente carente. Durante a sua infância, Jorge era um menino muito distraído e dormia muito, chegava algumas vezes até mesmo a dormir em pé. Por quê?

Porque a rejeição de seu pai era algo insuportável para ser percebida por Jorge. Sua mente, criando um mecanismo de defesa, fez com que Jorge não percebesse que estava sendo rejeitado, por isso que ele dormia demais e era muito distraído: toda a sua personalidade foi construída sobre o alicerce de evitar enxergar que seu pai não se importava com ele.

A carência afetiva é o principal elemento de bloqueio na vida de um indivíduo. Quando não nos sentimos amados, aceitos e valorizados, ficamos com um sentimento de profunda inferioridade e criamos a ilusão inconsciente de que “alguém irá resolver as coisas pra gente”.

No caso de Jorge, ele cresceu e se tornou um homem, mas emocionalmente Jorge ainda é um menino que sente falta do pai. Um menino medroso, infantil e carente. Um menino que tem medo de enfrentar a vida e que espera, inconscientemente, que alguém venha resolver as coisas para ele.

Ninguém vai resolver as coisas para ele. Sua vida vai continuar do jeito que está enquanto Jorge não perceber que sua infância já foi embora há muito tempo e que seu pai não vai suprir suas necessidades emocionais.

A maturidade emocional começa quando o indivíduo percebe as próprias limitações e reconhece a sua origem. Sabendo da origem, o indivíduo poderá lidar melhor com as limitações e dissolvê-las emocionalmente.

Uma das coisas mais difíceis é reconhecer o afeto que nos foi negado. Reconhecer que as pessoas que nos criaram — nossos pais ou outros parentes — foram frios e indiferentes com os nossos sentimentos.

Reconhecer que temos um vazio emocional gigantesco.Reconhecer que nosso pai deu mais atenção a nosso irmão do que a gente.

Tudo isso é doloroso. Machuca. E a maioria das pessoas não quer enxergar a verdade: Não recebemos afeto o suficiente. Não fomos amados o suficiente. Não recebemos o apoio que precisávamos.

E, no desespero da nossa dor, encontramos, ao longo do caminho, válvulas de escape emocionais: cigarro, bebida, sexo, drogas, comida, televisão, trabalho em excesso, fanatismo religioso, enfim, nos agarramos a algo para escapar do vazio emocional.

E o que tudo isso tem a ver com a Lei da Atração?

É simples: enquanto não atingirmos a maturidade emocional seremos meninos carentes vivendo no corpo de um adulto. Iremos atrair apenas situações limitadas que estarão em sintonia com os nossos sentimentos de carência e inferioridade.

Para utilizar a Lei da Atração em nossas vidas de maneira eficiente, temos, primeiro, que mudar a maneira como nos sentimos.

Vamos utilizar algumas afirmações para gerar maturidade emocional:

Sou confiante e me sinto amado.

Me sinto aceito e valorizado.

As pessoas gostam de mim.

Eu gosto de mim!

Sou uma boa companhia.

Atinjo meus objetivos facilmente.

Sou competente e excelente no meu trabalho.

Só dou atenção àquilo que me traz crescimento e realização.

Sei filtrar as opiniões das pessoas, descarto facilmente tudo o que não é importante.

Se alguém discorda de mim, sempre fico tranqüilo porque eu sei me dar valor.

Sei ouvir as pessoas e ser paciente.

Uma situação que dá errado pode trazer um benefício para mim.

Posso aprender sempre, em todas as situações.



Desejando sempre o seu sucesso,

3 comentários:

  1. gostei muito é justamente o q precisa ler,concordo qdo cita q nos preocupamos muito com a aparencia externa,muito se fala em auto-estima a nivel de visual,ir de compras,ir ao cabelereiro,se arrumar,mas acredito q nada disso tem efeito permanente se ñ for cuidado em primeiro lugar o interior

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei com o texto. Posso não concordar com a lei da atração, mas vou levar questão da carência afetiva para minha próxima sessão. Vou aceitar o fato que meu pai não me dava muita atenção.

    ResponderExcluir
  3. Vivi
    Hoje sei que alei da atração é forte me nossa vida ,passei por coisas que descobrie que os meus pensamento estavca atraindo tudo pra mim mais negativo.Hoje quero usar a lei da atração a meu favor.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita...seja sempre benvinda(o.
Tenho como intuito,ajudar pessoas que se enteressam por estes assuntos,e a divulgação do mesmo,que até nos dias de hoje é polêmico.
Quando vamos nos preocupamos com a estética ,cuidamos de nossa aparência física,e esquecemos de cuidar do nosso interior,de estar bem conosco...a beleza vem de dentro da admiração por nós mesmos,a alegria da alma que transborda felicidade e nos torna confiantes em nós,abrindo portas em nossos caminhos.
Acredite!!!!você pode.